25 de agosto de 2011

Educar: Novos jeitos de caminhar II


EUA e o fim da letra cursiva



Para todos que nasceram até o início do século XXI, era supercomum aprender na escola a letra cursiva (de mão), onde era necessário uma caneta ou lápis para escrever em um papel. Acontece que hoje em dia estamos na Era dos Tablets e Smartphones, onde é totalmente dispensável qualquer tipo de caneta quando temos a nossa disposição um teclado virtual.
Seguindo a evolução da tecnologia, os Estados Unidos foram o primeiro país do mundo a abolir o ensino de letra de mão, considerado agora como uma forma ultrapassada de se escrever. O primeiro estado norte-americano a banir o ensino de letra cursiva será a Indiana, porém a decisão deve ser seguida por mais de 40 Estados do país.
Para implementar a lei no país, os defendores dela causaram bastante polêmica. Eles defendem o argumento de que as crianças de hoje em dia praticamente não precisam mais escrever com caneta ou lápis. Seria de maior importância se elas aprendessem a digitar mais rapidamente, já que quase toda a comunicação acontece por meio de letras de forma nos celulares e smartphones.
Os Estados da Carolina do Norte e Geórgia também recomendam o fim do ensino da letra cursiva. Esses e outros 40 Estados integram o Common Core Stated Standards Initiative (Iniciativa para um Padrão Comum de Currículo), responsáveis pela padronização do ensino básico nos Estados Unidos, que defende abertamente o fim da letra cursiva.
Fonte: http://insd.tc/mWC5TS

Nenhum comentário:

Postar um comentário