Dia 22, quinta-feira, a Diretora Cristina Nunes Bonazza, o Assistente Técnico Pedagógico Leonardo Santana de Limas e a Assistente de Educação Sandra Aparecida Silva Rodrigues Medeiros visitaram as comunidades da Barranca e Carreira do Siqueiro.
23 de setembro de 2011
Criando um Jornal
Alunos do Ensino Médio produzindo um jornal durante a aula de Língua Portuguesa ministrada pela Professora Scheila Costa Preve.
22 de setembro de 2011
Comunidade de Ponta das Laranjeiras
"Foi muito gratificante participar dessa experiência. É uma conquista muito grande no universo educacional, uma verdadeira forma de oportunizar direitos para quem não teve a oportunidade de estudar. Foi prazeroso ver alguns alunos assíduos e totalmente interessados em aprender provocando mudanças em suas vidas e consequentemente mudanças na sociedade." Professora Regina Malteso Camilo Corrêa
20 de setembro de 2011
Um dia desses...
O professor Lopes, que até os 18 anos era incapaz de ler e escrever qualquer coisa, nasceu no interior de Santa Catarina e passou a infância e a adolescência trabalhando na lavoura juntamente com seus pais. Sua família é, ainda hoje, quase toda analfabeta. O pai morreu há dois anos sem nunca ter aprendido a ler. A mãe e cinco irmãos também são analfabetos. Apenas duas irmãs sabem ler e escrever.
Aos 18 anos, o jovem Manoel Lopes, à procura de novas oportunidades, foi morar em Florianópolis, capital do Estado. Trabalhando como servente de pedreiro, começou a cursar, à noite, o ensino fundamental. [1° segmento] Da 1ª à 4ª série, fez um curso integrado. Da 5ªà 8ª série, o supletivo [2° segmento]. O ensino médio [3° segmento] foi cursado regularmente.
Ele estudava com a intenção de garantir seu sustento na capital. Manoel Lopes formou-se em Letras, fez dois cursos de pósgraduação e foi aluno ouvinte no mestrado de Engenharia de Produção. O depoimento desse jovem professor mostra o papel relevante da EJA:
“Aprendi mais do que ler e escrever, descobri que isso faz parte da dignidade humana e que ajuda a dar longevidade ao cérebro e à vida”.
"Para que aumentem as possibilidades individuais de educação, e para que se tornem universais, é necessário que mude o ponto de vista dominante sobre o valor do homem na sociedade, o que só ocorrerá pela mudança de valoração atribuída ao trabalho. Quando o trabalho manual deixar de ser um estigma e se converter em simples diferenciação do trabalho social geral, a educação institucionalizada perderá o caráter de privilégio e será um direito concretamente igual para todos".
(Álvaro Vieira Pinto, 2000).
ENCCEJA - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar.
Ainda não há nenhuma data prevista para a realização do encceja 2011 e nem mesmo se a prova será realizada ainda este ano.
O MEC orienta aos interessados que visitem sempre a página na internet, pois através dela ele poderá ser notificado da abertura.
A divulgação dos resultados do Encceja 2010 foi feita em 04 de Agosto de 2011.
O MEC orienta aos interessados que visitem sempre a página na internet, pois através dela ele poderá ser notificado da abertura.
A divulgação dos resultados do Encceja 2010 foi feita em 04 de Agosto de 2011.
A página é: http://portal.inep.gov.br/web/encceja/encceja
19 de setembro de 2011
Aula de Ciências - Sede
A professora Scheila Preve Costa e o Professor Valdir Rodrigues da Silva ministraram, para as turmas de Nivelamento e Ciências do Ensino Fundamental, uma aula sobre "As Plantas", utilizando os recursos da projeção multimídia no auditório da sede do CEJA.
Visita à Casa do Mar
Na 5ª feira, dia 15 de setembro, no período vespertino, foi realizada uma visita pedagógica à Casa do Mar.
16 de setembro de 2011
Visita à comunidade do Farol de Santa Marta
Nesta quarta-feira, dia 14 a Diretora Cristina Nunes Bonazza e o Assistente Técnico Pedagógico Leonardo Santana de Limas visitaram a comunidade do Farol de Santa Marta.
Reunião na Sede do CEJA - Projovem
Aconteceu nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, no período matutino, uma Reunião com a Direção do CEJA, Coordenadoras do Projovem, da Sed - Florianópolis e Ensino, da Gered de Laguna.
Assinar:
Postagens (Atom)