27 de outubro de 2011

Recordar é viver!















Alguns momentos do trabalho desenvolvido no CEJA de Laguna.

Uma nova abordagem pedagógica: As neurociências e o cérebro

Analisando as mais variadas propostas pedagógicas e varrendo todos os leques do "ismo" percebi que, em nenhum caso, leva-se em consideração a existência e as características do cérebro do aluno. A prática pedagógica deve ser um trabalho que prioriza a tarefa pós-aula. A tarefa (ou lição de casa) não é um complemento eventual da aula. A aula é que é um preparo para a tarefa. Ou seja, o professor deve entender que o verdadeiro momento de aprendizagem se dá quando o aluno está sozinho, quando ele percebe que o conhecimento adquirido fica gravado para sempre.

Setenta milhões de brasileiros jamais leram um livro


Esta situação catastrófica talvez seja uma das principais causas do fato de termos um dos piores sistemas educacionais do mundo. Ao serem alertadas sobre esta trágica estatística, imediatamente as pessoas perguntam: de quem é a culpa?

De acordo com o italiano Pierluigi Piazzi, fundador da editora Aleph, formado em Física e professor há mais de 40 anos, os verdadeiros culpados pelo analfabetismo de milhões de alunos brasileiros são... Os professores de Literatura! É claro que não são todos, diz ele.


 "Existe uma minoria, inteligente, que gosta de ler. A maioria dos professores de literatura nesse país, não gosta de ler. Engoliram aquelas 4 ou 5 dúzias de obras padrão da faculdade de letras e se limitam a repetir, feito papagaios, os elogios injustificados a pseudo gênios literários. Se eles gostassem de ler, teriam descoberto um universo muito mais vasto e fascinante fora daquele mundinho medíocre e pedante dos chamados "clássicos".
Está na hora de fazer os professores universitários tomarem consciência do analfabetismo funcional que tomou conta do país e fazê-los indicar, para o vestibular, obras de Mody Dick, Fhrenheit 451, A mão esquerda da escuridão, dando um descanso à Iracema dos lábios de mel!"

26 de outubro de 2011

Aula na Sede - Geografia







Alunos realizando trabalho sobre os meios de transporte, meios de comunicação e comércio durante a aula de Geografia, ministrada pela Professora Beatriz Fernandes.