23 de setembro de 2011

Visita à comunidade da Barranca e Carreira do Siqueiro












Dia 22, quinta-feira, a Diretora Cristina Nunes Bonazza, o Assistente Técnico Pedagógico Leonardo Santana de Limas e a Assistente de Educação Sandra Aparecida Silva Rodrigues Medeiros visitaram as comunidades da Barranca e Carreira do Siqueiro.

Criando um Jornal





Alunos do Ensino Médio produzindo um jornal durante a aula de Língua Portuguesa ministrada pela Professora Scheila Costa Preve.

22 de setembro de 2011

Comunidade de Ponta das Laranjeiras










"Foi muito gratificante participar dessa experiência. É uma conquista muito grande no universo educacional, uma verdadeira forma de oportunizar direitos para quem não teve a oportunidade de estudar. Foi prazeroso ver alguns alunos assíduos e totalmente interessados em aprender provocando mudanças em suas vidas e consequentemente mudanças na sociedade." Professora Regina Malteso Camilo Corrêa

20 de setembro de 2011

Curso Básico do Word - online

Um dia desses...


O professor Lopes, que até os 18 anos era incapaz de ler e escrever qualquer coisa, nasceu no interior de Santa Catarina e passou a infância e a adolescência trabalhando na  lavoura  juntamente com  seus  pais.  Sua família é,  ainda  hoje,  quase  toda analfabeta. O pai morreu há dois anos sem nunca ter aprendido a ler. A mãe e cinco irmãos também  são analfabetos.  Apenas duas irmãs sabem ler  e escrever.

Aos 18 anos,  o  jovem  Manoel  Lopes,  à  procura  de  novas  oportunidades,  foi  morar  em Florianópolis,  capital do Estado.  Trabalhando  como  servente  de  pedreiro, começou a cursar, à noite, o ensino fundamental. [1° segmento] Da 1ª à 4ª série, fez um curso integrado. Da 5ªà 8ª série, o supletivo [2° segmento]. O ensino médio [3° segmento] foi  cursado  regularmente.

Ele estudava  com  a  intenção de  garantir  seu sustento  na  capital.  Manoel  Lopes  formou-se em  Letras,  fez  dois  cursos  de  pósgraduação  e  foi  aluno ouvinte  no  mestrado  de  Engenharia  de  Produção.  O depoimento desse jovem professor mostra o papel relevante da EJA:
“Aprendi mais do que ler e escrever, descobri que isso faz parte da dignidade humana e que ajuda a dar longevidade ao cérebro e à vida”.

"Para que aumentem as possibilidades individuais de educação, e para que se tornem universais,  é  necessário  que  mude o ponto de vista  dominante  sobre  o valor  do homem  na  sociedade,  o  que  só ocorrerá  pela  mudança  de  valoração atribuída  ao trabalho.  Quando o trabalho  manual  deixar  de  ser  um estigma  e  se  converter  em simples diferenciação do trabalho social geral, a educação institucionalizada perderá o caráter de privilégio e será um direito concretamente igual para todos". 
(Álvaro Vieira Pinto, 2000).

Revista Educar - EJA

Para ler a revista on line acesse o endereço:

ENCCEJA - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar.


Ainda não há nenhuma data prevista para a realização do encceja 2011 e nem mesmo se a prova será realizada ainda este ano. 
O MEC orienta aos interessados que visitem sempre a página na internet, pois através dela ele poderá ser notificado da abertura. 
A divulgação dos resultados do Encceja 2010 foi feita em 04 de Agosto de 2011. 

Visita à Comunidade de Laranjeiras




19 de setembro de 2011

Aula de Ciências - Sede


A professora Scheila Preve Costa e o Professor Valdir Rodrigues da Silva ministraram, para as turmas de Nivelamento e Ciências do Ensino Fundamental, uma aula sobre "As Plantas", utilizando os recursos da projeção multimídia no auditório da sede do CEJA.

Visita à Casa do Mar


Na 5ª feira, dia 15 de setembro, no período vespertino, foi realizada uma visita pedagógica à Casa do Mar.

16 de setembro de 2011

Visita à comunidade do Farol de Santa Marta







Nesta quarta-feira, dia 14 a Diretora Cristina Nunes Bonazza e o Assistente Técnico Pedagógico Leonardo Santana de Limas visitaram a comunidade do Farol de Santa Marta.

Reunião na Sede do CEJA - Projovem




Aconteceu nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, no período matutino, uma Reunião com a Direção do CEJA, Coordenadoras do Projovem, da Sed - Florianópolis e Ensino, da Gered de Laguna.