25 de agosto de 2011

Laptop X Livros



O site OnlineEducation.net criou um infográfico baseado em um recente estudo envolvendo os temas educação e tecnologia.
Foram reveladas diversas informações interessantes, incluindo que quando os estudantes param de usar aparelhos digitais por um período de 24 horas, a experiência é similar aos sintomas de abstinência vividos por alcoólicos e viciados em drogas. Entre os entrevistados, 38% dos estudantes admitiram não poder ficar mais de 10 minutos sem usar algum aparelho digital.
Os estudantes acreditam que seus laptops são mais importantes do que seus livros didáticos. Eles passam 182 minutos por dia trocando mensagens entre si e 102 minutos no Facebook. Além disso, os alunos aumentaram suas notas em uma média de 5 pontos em aulas que utilizam o Twitter.
Fonte: http://www.insidetechno.com

Educar: Novos jeitos de caminhar II


EUA e o fim da letra cursiva



Para todos que nasceram até o início do século XXI, era supercomum aprender na escola a letra cursiva (de mão), onde era necessário uma caneta ou lápis para escrever em um papel. Acontece que hoje em dia estamos na Era dos Tablets e Smartphones, onde é totalmente dispensável qualquer tipo de caneta quando temos a nossa disposição um teclado virtual.
Seguindo a evolução da tecnologia, os Estados Unidos foram o primeiro país do mundo a abolir o ensino de letra de mão, considerado agora como uma forma ultrapassada de se escrever. O primeiro estado norte-americano a banir o ensino de letra cursiva será a Indiana, porém a decisão deve ser seguida por mais de 40 Estados do país.
Para implementar a lei no país, os defendores dela causaram bastante polêmica. Eles defendem o argumento de que as crianças de hoje em dia praticamente não precisam mais escrever com caneta ou lápis. Seria de maior importância se elas aprendessem a digitar mais rapidamente, já que quase toda a comunicação acontece por meio de letras de forma nos celulares e smartphones.
Os Estados da Carolina do Norte e Geórgia também recomendam o fim do ensino da letra cursiva. Esses e outros 40 Estados integram o Common Core Stated Standards Initiative (Iniciativa para um Padrão Comum de Currículo), responsáveis pela padronização do ensino básico nos Estados Unidos, que defende abertamente o fim da letra cursiva.
Fonte: http://insd.tc/mWC5TS

Dica excelente: Editor de imagem on line


Educar: Novos jeitos de caminhar

Até 2015, Coreia do Sul deve substituir cadernos por tablets



O Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul anunciou que até 2015 todas as escolas do país devem substituir cadernos de papel por dispositivos eletrônicos. Para possibilitar a criação de um ambiente interativo no qual os alunos podem estudar melhor e por mais tempo, o governo deve gastar mais de US$ 2,4 bilhões de dólares.
Os novos livros de ensino digitais devem ser introduzidos aos poucos nas escolas e, em uma primeira etapa, vão conviver com os cadernos e livros de papel. Segundo representantes do ministério, os dispositivos vão conter todo o conteúdo dos materiais tradicionais, com a inclusão de conteúdos multimídia e uma área de perguntas frequentes, com o objetivo de ajudar alunos a compreender melhor as lições.
Os estudantes também vão contar com um sistema baseado na nuvem, que poderá ser acessado a partir de qualquer lugar através de um tablet pessoal. Para tornar isso possível, o Departamento de Educação, Pesquisa e Informação do país ficará responsável pelo estabelecimento de um imenso servidor, além da construção de uma rede Wi-Fi que abranja todas as escolas.

Ensino digital

Segundo o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, ficará a cargo de cada escola decidir quais os materiais de ensino utilizados, estabelecendo quais assuntos serão passados aos alunos das diferentes séries. A expectativa é que a transição se dê de forma simples, já que muitas das crianças do país cresceram acostumadas ao meio digital.
O governo do país também planeja providenciar tablets de forma inteiramente gratuita para famílias de baixa renda, além de disponibilizar online todo o conteúdo das aulas. Assim, estudantes que perdem algum dia de aula poderão recuperar lições perdidas de forma facilitada. O ministério afirma que isso será especialmente importante para o ensino de crianças que sofrem com doenças graves e, devido a isso, passam por longos períodos de interação.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/11232-ate-2015-coreia-do-sul-deve-substituir-cadernos-por-tablets.htm#ixzz1W4QPPNA0

25 de Agosto - Dia do Soldado

A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.  
carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.
Fonte: http://www.quatroenergias.com/site/?p=27233 

23 de agosto de 2011

Blog do Professor Sérgio

O professor Sérgio Luiz da Silva Cabral, da disciplina de Matemática, criou um blog onde realizará postagens pertinentes a sua disciplina.

22 de agosto de 2011

22 de Agosto - Dia do folclore

Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.


Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".




Fonte: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diafolclore4.html e http://www.softline.com.br/softline/

Ficha de Leitura - Brincadeira de sombra - Ana Maria Machado

Aula de Geografia - Rosa dos ventos

Aula de Ciências - Cadeia alimentar

Cadeia alimentar
View more presentations from CEJALaguna.

Aula de Matemática - A história dos números

Aula de História: África, berço da humanidade

Formatura - Projovem Saberes da Terra - Samambaia


















18 de agosto de 2011

Estatísticas interessantes do Blog do CEJA

É muito interessante analisar as estatísticas geradas pelo Google Analitics. 


 Este é o poder da Internet, vejam quantos países visitaram nossa página:
Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Rússia, Ucrânia, Malásia, Eslovênia, Suíça e Canadá.
Clique na imagem e confira!

Visita à comunidade de Quadro da Capela e Cangueri de Fora









No dia 17 de agosto, a diretora Cristina Nunes Bonazza e o Assistente Técnico Pedagógico Leonardo Santana de Limas, realizaram visita às comunidade de Quadro da Capela e Cangueri de Fora, no município de Imaruí.

17 de agosto de 2011

Concentração nos trabalhos de Biologia - Professora Scheila Costa Preve




Dia 15 de Julho - Reunião em Florianópolis



O Assessor de Direção Manoel Liones Adriano e o Assistente Técnico Pedagógico participaram da Reunião sobre Matriz Curricular, realizada dia 15 de julho, em Florianópolis.

Dia 10 – Reunião de Projetos – Nivelamento


Conforme calendário escolar 2011, foi realizada dia 10 de agosto, a reunião de Projetos - Nivelamento, na Sede do CEJA Laguna. Participaram, a Diretora Cristina Nunes Bonazza, o Assistente Técnico Pedagógico Leonardo Santana de Limas, o Coordenador Daniel Crescêncio e as Professoras Míria Natália V. da Silva, Karina de Souza da Silva e Márcia Andréa M. Rafael.

Escolha dos Livros da EJA - Programa Nacional do Livro Didático

O Assistente Técnico Pedagógico Leonardo Santana de Limas e a Professora Beatriz Fernandes durante a escolha dos livros de História do Programa Nacional do Livro Didático 2012.

Jovens estão ficando entediados com redes sociais (Facebook, Orkut e Twitter)


Uma pesquisa norteamericana aponta que um a cada quatro jovens de 18 a 29 jovens de Facebook, Twitter e outras redes sociais estão usando esses sites cada vez menos. O estudo, da empresa de consultoria Gartner, aponta o tédio como a principal razão para a redução do uso. Outros pontos também identificados como culpa para o aborrecimento são a superficialidade das amizades on-line e a preocupação com a privacidade digital.


O estudo revelou também que a maioria dos usuários usam as mídias sociais de forma “passiva” e que a atividade mais comum nesses sites é olhar para fotografias de outros usuários – o Facebook já é o maior repositório de fotografias digitais no mundo.
Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/tendencias/jovens-estao-ficando-entediados-com-redes-sociais/

17 de Agosto - Dia do Patrimônio Histórico

Comemora-se o Dia do Patrimônio Histórico na mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969). Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador trabalhou até o fim da vida. 


O Brasil tem doze monumentos culturais e naturais na Lista do Patrimônio Mundial (World Heritage), da Unesco. Até 1999, havia 630 bens de 118 países inscritos nessa lista. Desses, 480 são patrimônios culturais, 128, naturais e 22, mistos.


Em Laguna, contamos com 600 casarios e monumentos históricos tombados desde 1985 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Centro Histórico de Laguna sofreu influência de alemães e italianos, o que proporcionou uma arquitetura variada por parte das casas que o compõem. O estilo arquitetônico apresenta estilo clássico e gótico e se mistura com uma arquitetura cheia de ornamentação.






Fonte: http://www.santacatarina.radarsul.com.br/laguna/centro-historico.asp
http://www.ipernity.com/doc/caroani%7CR0E%3Boff%3D0?r%5Bview%5D=1
http://www.aprendebrasil.com.br/reportagens/patrimonio/patrimonio.asp
http://www.defender.org.br/page/318/

12 de agosto de 2011