25 de junho de 2010

OFICINA DE ARTE COM ARTUR COOK























A professora de ARTE Rosana Bonifácio desenvolveu com seus alunos do Centro Educacional de Jovens e Adultos CEJA LAGUNA -SC a reeleitura da obra do artista plástico Artur Cook, cidadão lagunense de renome no mundo das artes, prontamente compareceu ao CEJA para realizar com os alunos uma oficina de pintura em tela, despertando nos educandos o interesse pela arte e cultura de nossa cidade. O ensino de arte desperta no indivíduo o senso crítico, oportunizando - o a fazer uma leitura de sua realidade. 14/06/2010













15 de junho de 2010

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CEJA LAGUNA

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) foi criado em 1996, sob a autorização do Conselho Estadual de Educação, que aprovou seu funcionamento por meio da Portaria E/ 151 de 07/05/1996, para oferecer o atendimento aos jovens e adultos no município de Laguna.
O objetivo principal do CEJA-LAGUNA é garantir o suprimento das necessidades básicas de educação entre os jovens e adultos, que não tiveram as condições de frequentar o ensino regular, possibilitando a sua formação para o pleno exercício da cidadania.
Atualmente atende os municípios de Laguna e Imaruí com os seguintes projetos:

* Ensino modularizado oficinas de Ensino Médio e Fundamental;

* Nivelamento

* Telessalas

* Educação carcerária;

* Casa Familiar do Mar;

* Convênio com o SESC;

* Projovem Campo - Saberes da Terra;

* Ensino Presencial.

A Escola apresenta as função REPARADORA, EQUALIZADORA e QUALIFICADORA. Possui 10 turmas de Ensino Presencial nas comunidades de: Barranceira, Siqueiro, Laranjeiras, Estreito, Centro de Imaruí e São Tomaz, 4 turmas no Presídio de Laguna (Educação Carcerária) e 44 turmas na Sede, localizada na avenida Colombo Machado Salles Sambódromo. Oferece Também Unidades Descentralizadas (U.D.) no bairro Magalhães,Cabeçuda, Bentos e Caputera. Telessalasno Farol de Santa Marta, Bananal, Aratingaúba, Barbacena, Km 37, Sertão da Estiva. Projovem Campo em São Tomaz Imaruí e na comunidade de Barbacena.

11 de junho de 2010

EM BUSCA DE UMA NOVA VITORIA

O clima da Copa do Mundo contagiou os alunos, professores, funcionários, equipe pedagógica e Direção do CEJA - LAGUNA que inseriram em seus planejamentos temas como patriotismo, cultura, economia, curiosidades dos países participantes e a história da Copa do Mundo. As atividades desenvolvidas envolveram todas as disciplinas da grade curricular do Ensino Fundamental e Médio. Houve participação efetiva de todos os segmentos da Escola, resultando na ampliação do conhecimento científico que fez despertar o sentimento de Nacionalidade que existe dentro de todo brasileiro, unidos em um só pensamento torcendo pela vitória de nossa seleção.

Oficina de Ciências: Profª AMARILDA GLORIA REBELO

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

No Componente Curricular de Ciências, foi desenvolvido atividades relacionadas ao tema Meio Ambiente, dando destaque ao texto do Diário Catarinense do dia 05/06/2010 "O Planeta Ferido". Após a leitura e reflexão sobre o tema, destacou-se o cuidado com o Meio Ambiente local, abordando as consequências ocasionadas pelas últimas chuvas que assolaram a região, principalmente a cidade de Laguna, que recebeu em suas praias uma enorme quantidade de lixos oriundos dos municípios vizinhos que se localizam as margens dos afluentes do rio Tubarão. Resultando em uma mostra com fotos e recortes de jornais e revistas que demostram estas consequências, e também a ação dos moradores que depositam seus resíduos em terrenos baldios.

10 de junho de 2010

O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Laguna-SC, por meio das novas tecnologias, está contribuindo no desenvolvimento do ensino aprendizagem dos seus alunos. A sala informatizada é um dos recursos pedagógicos usados pelos professores e alunos para garantir um ensino de qualidade. Esta é uma aula de Química onde os alunos estão interagindo os conhecimentos adquiridos em sala de aula com as informações virtuais (Tabela Periódica-www.portaldoprofessor.mec.gov.br)
Professora Ana Elisa Guedes.